POR QUÊ O PROJETO?

Minha foto
Fazer valer a pena as nossas "últimas férias" foi um de tantos outros fatores que nos levaram a fazer esse projeto voluntário. Como estudante de Medicina, ter a oportunidade de trabalhar em um hospital de uma das regiões mais pobres do mundo certamente nos fará crescer não só como profissional mas como ser humano.

22/12/2011

Cuide como puder ;)

Hoje, fomos ao hospital novamente. Enquanto o Victor e a Laís foram para a clínica, eu e o Telles ficamos na pediatria.

Bom, depois de um dia inteiro no WARD 6 (ala pediatrica ate 2 anos de idade), posso dizer que algumas doenças prevalecem. Praticamente 80% das crianças tem meningite, pneumonia, tuberculose e malaria; sendo que mais da metade tem mais de uma dessas simultaneamente. Os 20% restantes sofem de desnutrição ou infecção do cordão umbilical.

Devido aos recursos escassos, não se faz exames complementares para confirmar nenhuma hipótese diagnóstica. A conduta deles é a seguinte: 1. Febre? Trata malaria 2. Tosse, estresse respiratorio? Trata pneumonia 3. Fontanela abaulada, pescoço rigido? Trata meningite. Nao seria a conduta mais adequada, mas é o melhor que eles podem fazer.

No fim do dia demos uma passada na neonatologia, local em que são levados os bebês prematuros ou que nascem com alguma doença ou malformação. Devido ao pequeno numero de leitos disponiveis, muitos bebês dividem o mesmo local. Lá eu e a Lais podemos fazer um acesso venoso para alimentação nos bebês prematuros. ;)


Acho que desse dia podemos tirar como lição que eles fazem o melhor que podem com os recursos que tem em mão.;)

Um comentário: