POR QUÊ O PROJETO?

Minha foto
Fazer valer a pena as nossas "últimas férias" foi um de tantos outros fatores que nos levaram a fazer esse projeto voluntário. Como estudante de Medicina, ter a oportunidade de trabalhar em um hospital de uma das regiões mais pobres do mundo certamente nos fará crescer não só como profissional mas como ser humano.

25/12/2011

Wild Life

         Nossa expedição pelo safári começou cedo. Partimos em nossa van quando o Sol ainda estava nascendo. Durante toda a manhã fomos presenteados com elefantes, zebras, girafas, gazelas, avestruzes, leopardos, babuínos e mais toda uma variedade que só uma fauna típica de savana pode oferecer. A cada novo animal visualizado, nosso motorista Mr Mike contava a história e a peculiaridade de cada um deles




    Nosso almoço foi um tanto singular: paramos no meio da savana (onde aparentemente não havia nenhum animal a vista) e descemos da van para um breve lanche. A comida não era ruim (frango, sanduíche e algumas frutas), mas rezamos para que tivesse sido preparada há pouco tempo... E mesmo com nossas orações, alguns sentiram o efeito dessa refeição depois. ;)


  À tarde seguimos com o nosso passeio pela savana africana e no fim de mais um dia havíamos visto grande parte da fauna local, restando apenas um dos grandes animais: o rinoceronte. Com a noite se aproximando, seguimos para a Massai Village com a promessa de que no próximo dia partiríamos cedo em busca de algum rinoceronte ou talvez com mais sorte, poderíamos ver algum grande predador se alimentando de sua presa.

  Na tribo dos Massai’s foi como se estivéssemos em um mundo paralelo. Eles possuem suas próprias crenças e culturas e retiram da mãe natureza praticamente tudo o que precisam. Quando chegamos fomos recebidos pelo filho do chefe que nos foi explicando como a tribo funciona; e enquanto caminhávamos, ele apontava uma diversidade de plantas que eram usadas para fins medicinais.
  Assim que encontramos o restante da tribo, fomos recebidos com uma dança realizada pela ala masculina da tribo. No meio da dança, angariaram alguns voluntários (entre eles, Telles e Víctor) para fazerem parte da coreografia. Esse vídeo com certeza irá para o Youtube também! Cena mais do que cômica! Após essa dança, foi a vez da ala feminina mostrar a sua coreografia. E claro, angariaram mais voluntários (entre eles, eu e Laís) para se juntar à dança. Infelizmente a bateria da máquina acabou na hora e esse vídeo não poderá ser compartilhado no Youtube! ;/


  Depois das apresentações fomos divididos em duplas, e cada qual foi levada por um massai até a sua residência. A casa deles é desprovida de qualquer energia elétrica e a única luz que entra no recinto é oriunda de uma mínima janela no alto. As contruções são feitas por eles próprios; elas são simples, pequenas (bem pequenas) e bastante quentes. Lá ficamos por uns 20 minutos enquanto o massai nos contava algumas peculiaridades da tribo. Uma delas é que o homem massai pode ter seis mulheres, sendo que a primeira delas deve ser escolhida pelo pai; e o mais intrigante: elas são todas muito amigas! ;)

    Antes de nos despedirmos da tribo, passamos pela “feirinha” onde os massais produzem e vendem alguns objetos: pulseiras, colares, mantas, facas, etc. E foi nessa feirinha que o Telles não fez um bom negócio: ofereceram uma faca feita com chifre desse e couro daquele animal por apenas 3000 KSH, o que equivale a mais ou menos 30 dólares (o que ocorreu foi que o Teté teve um probleminha com a matemática e pensou que era apenas 3 dólares, e claro, comprou bem feliz achando que tinha saído no lucro! ;P hehe ). Mas tudo isso faz parte.. turistas sempre são explorados!

        Terminamos nossa aventura com uma caminhada de volta ao hotel na companhia dos massais, na expectativa de um banho bem quentinho que nos aguardava.


    Caso do dia:

    Não poderia deixar de mencionar!! 
   Quando passávamos bem em frente aos leões, o nosso querido Telles deixa cair o seu óculos de sol!! ;)
    Mas graças ao Mr Mike, conseguimos resgatar o seu precioso óculos e o Mr Mike continua vivo. ;) 







 

Um comentário:

  1. Que Natal diferente heim!!!! Com toda certeza vocês nunca esquecerão este dia, ficará registrado na memória por toda vida! Terão muitas história para contar para filhos e netos, hehehe.... Queremos ver todas as fotos e vídeos! Beijos a todos!

    ResponderExcluir