POR QUÊ O PROJETO?

Minha foto
Fazer valer a pena as nossas "últimas férias" foi um de tantos outros fatores que nos levaram a fazer esse projeto voluntário. Como estudante de Medicina, ter a oportunidade de trabalhar em um hospital de uma das regiões mais pobres do mundo certamente nos fará crescer não só como profissional mas como ser humano.

17/12/2011

Outreach Weekend

O dia começou cedo. Nós, voluntários, fomos divididos em grupos para ajudar no empacotamento dos alimentos: farinha e polenta. Após tudo guardado dentro dos carros, saímos rumo a uma comunidade organizada pelo próprio governo: VomillaCommunity. Esta é estabelecida pela seguinte razão: aqui no Quênia, o governo atual é acusado de ter fraudado as últimas eleições; quando algum grupo da oposição se revolta contra o governo, este tira essas pessoas de suas residências e deslocam-nas para outros lugares, criando essas comunidades.
Em Vomilla, ajudamos na distribuição de alimentos e no entretenimento das crianças. O grupo “médico” dos voluntários (no caso nós e mais uma menina australiana) passou em algumas “cabanas” que havia alguém doente. Não podíamos fazer muito, mas demos alguns remédios que tínhamos conosco e oferecemos algum dinheiro para que conseguissem se deslocar para um hospital próximo.
Após quase uma manhã inteira nessa comunidade, fomos para o GiottoGarbage – um lixão próximo de Nakuru,que existe há aproximadamente trinta anos. Esse, sem dúvida alguma, foi o pior local que conhecemos no que diz respeito à pobreza e às mínimas condições necessárias para uma vida digna. No meio de todo o lixo e de toda a sujeira vivem algumas dezenas de famílias se alimentando do que encontram no lixo e conseguindo uma renda mínima através da confecção de braceletes e pulseiras – todos produzidos com material do lixão. 

Enfim, depois da nossa visita ao GiottoGarbage, fomos levados à nossa acomodação permanente – a casa do pastor Anthony, localizada em Nakuru. Não podemos esconder nossa satisfação quando chegamos a casa: localizada numa ótima região da cidade, exatamente em frente a um grande hotel e em termos de África, sem dúvida alguma uma ótima casa. Mas claro, continuamos sem água quente no chuveiro. ;)

Um comentário:

  1. Que experiência heim!!!! Muuuuuuuuuito legal, mas uma triste realidade, a gente sabe que existe, mas tão longe.......ver e sentir de perto não deve ser fácil!!

    ResponderExcluir